segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Ego


Um inimigo sorrateiro acampa dentro de você: o ego. Raiou o dia, saiu à caça. A fome faz ele correr tão rápido que é difícil acompanhar, mas deixa rastro. Quer aprovação, quer aplauso, quer o palco, apertos de mãos. Almeja o lugar mais alto do pódio. Fica tão excitado com a vitória que se esquece do resto. Quando se sente ameaçado ataca, tem sempre a espada empunhada para agir por instinto. Quando ferido, sangra e clama por compaixão. Alimenta-se de orgulho e utiliza a soberba como cobertor. Seu prazer é ostentar e a vanglória é sua amiga, mas de vez em quando gosta de passear com a falsa modéstia.
O que fazer para vencê-lo? Adianto que sua perspicácia torna impossível sua captura. É necessário sufocá-lo, deixar que sucumba de fome e frio até o ponto de se ver obrigado a se refugiar em uma caverna qualquer. Sei que essa é uma batalha dolorosa na qual seu alvo é você mesmo, mas no final das contas... quem perder sua vida vai achar.

"Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos" (Romanos 12:16)

Nenhum comentário: