segunda-feira, 28 de maio de 2007

Palavras

- Escolha as palavras certas. Ser propício pode te levar longe. A sua língua tem o poder de te transportar a lugares inimagináveis, é capaz de mudar situações, criar empatia ou contenda. No coração, a fonte. Palavras sem ele expressam simples aparência (uma maneira cordial de dizer mentira). Maneira cordial? E as palavras são capazes de suavizar até mesmo coisas repugnantes como essa. Ledo engano... Às vezes falamos sem pensar, as frases parecem brotar dos lábios, e assim não conseguimos cerrá-los em tempo hábil. Ferimos pessoas que amamos e criamos ambientes hostis onde a tensão faz o coração pulsar e nos coloca em contato com os nosso sentimentos mais instintivos. As palavras são aptas para nos catalogar em função da maneira como as usamos. Encontramos os calados, os eloqüentes, os objetivos, os irreverentes, e tantos outros que se me delongasse a descrevê-los seria bem-vindo ao grupo dos prolixos. Como um pequeno leme que conduz um grande barco, assim é como nossa língua é metaforicamente descrita pela palavra. No silêncio há sabedoria. Cale, pense, fale. É necessário ter responsabilidade, pois a palavra é como uma flecha lançada, já dizia algum chinês. Na mente um enorme acervo adquirido ao longo da vida, utilizá-lo convenientemente é uma virtude: sensatez. Devemos ser lúcidos, devemos agir prudentemente, lutar para que nossas palavras sejam bálsamo para o nosso próximo e que venhamos a nos tornar como o sândalo que perfuma o machado que o fere. Você ia dizendo?
- Deixa pra lá.

9 comentários:

Rodrigo Bedritichuk disse...

Po mlk
me amarro mto nesse teu blog, só que vc tem que atualizar mais!

Abração do teu brother!

Marcos Grimm disse...

É interessante o termo "palavra de Deus", não?

Mesmo que já tenha sido tornado em uma expressão, ele 'fala' tudo que precisamos ouvir, e aquilo daquilo que precisamos dizer...

E as vezes a gente ainda se faz de bobo, se finge de desintendido.

acho que fui meio confuso..
mas tudo bem,

abação mlq

Unknown disse...

Man, seus textos estão massas...as palavras realmente tem um poder imenso de ferir e de curar. Espero que nossos corações estejam cheios de amor e sabedoria (aos olhos do Pai), já que a boca fala do que o coração tá cheio.
Abração meu brother. Deus continue te usando.

Bruno Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Santos disse...

Jesus disse que a boca fala do que esta cheio o coração e que desta fonte procede toda sorte de pecados. Por isso Salomão nos exorta a guardarmos os nossos corações porque dele procede as nossas atitudes... Daí penso que a solução deste problema esta nas palavras do rei Davi que disse: "Guardei a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti" Sl.119.9

Só poderemos melhorar o uso que fazemos de nossas palavras quando tivermos nossos corações SATURADOS da sua PALAVRA!

Meus parabéns Hélvio, pelo excelente texto, que mais uma vez você nos oferece como pão do céu!

Rodrigo Bedritichuk disse...

Fala man!
Fiz um blog tambem!!

me adiciona ae
vlw

Cristiano Ribeiro disse...

mto massa man,
ta mandando mto!!!

esse texto das palavras foi o q eu mais gostei até agora!



Abraçooo!

Rosangela disse...

Querido irmão Hélvio, apesar de não lhe conhecer, mas por vc ter abrilhantado o meu blog com um comentário, tbm quero deixar a minha marca registrada no seu, q me muito me encantou com suas sábias palavras; e esta mensagem então sobre as palavras muito tocaram meu coração, pois realmente as palavras são poderosos instrumentos q temos, q podem edificar ou destruir alguem, tanto ao seu enunciador como ao seu ouvinte. Portanto, cabe, a nós saber usar sabiamente nossas palavras a seu tempo.Como diz Provérbios 25:11 "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo".
E a melhor maneira de falarmos boas palavras no tempo certo, é colocarmos o nosso coração junto a fonte de onde emana toda sabedoria: JESUS! Só assim, "O nosso coração ferverá com palavras boas, falaremos apenas coisas tocante ao Rei. A nossa lingua será como a Pena de um destro escritor"(Cf.Salmo 45.1).Amém?
DEUS LHE ABENÇOE MAIS E MAIS POETA DO SENHOR!
Abraços!