quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sonho


Flutuo. Me lanço na imensidão colorida de um céu. Ao redor, estrelas de cinco pontas e cometas brilhantes. Me sinto leve, seguro. Aterrisso em um planeta de lugares nunca antes visitados, mas, por incrível que pareça, não me são de todo estranhos. Me deparo com pessoas conhecidas em situações inusitadas. Corro do ladrão, pulo uma montanha, faço o gol, me transporto de um lugar a outro como num piscar de olhos. Tudo é surreal, mas levo tudo a sério. Parece até um filme. Me vejo, interajo, dirijo. O roteiro é improvisado, mas a produção não mede esforços pra tornar tudo possível. Em meio à ação, surge a mesma melodia do alarme do meu celular. Desperto. Hoje não é feriado...
Todo dia uma aventura pra espantar a monotonia.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Ego


Um inimigo sorrateiro acampa dentro de você: o ego. Raiou o dia, saiu à caça. A fome faz ele correr tão rápido que é difícil acompanhar, mas deixa rastro. Quer aprovação, quer aplauso, quer o palco, apertos de mãos. Almeja o lugar mais alto do pódio. Fica tão excitado com a vitória que se esquece do resto. Quando se sente ameaçado ataca, tem sempre a espada empunhada para agir por instinto. Quando ferido, sangra e clama por compaixão. Alimenta-se de orgulho e utiliza a soberba como cobertor. Seu prazer é ostentar e a vanglória é sua amiga, mas de vez em quando gosta de passear com a falsa modéstia.
O que fazer para vencê-lo? Adianto que sua perspicácia torna impossível sua captura. É necessário sufocá-lo, deixar que sucumba de fome e frio até o ponto de se ver obrigado a se refugiar em uma caverna qualquer. Sei que essa é uma batalha dolorosa na qual seu alvo é você mesmo, mas no final das contas... quem perder sua vida vai achar.

"Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos" (Romanos 12:16)